Paquistão

Paquistão; Localizado na Ásia, o Paquistão limita-se com a Índia (a leste), China (ao norte), Afeganistão e Irã (a oeste), além de ser banhado pelo Oceano Índico (ao sul). A porção norte do território nacional abriga uma parte da cordilheira do Himalaia.

Após ser colônia britânica, além de travar vários conflitos com a Índia (de maioria hindu), o Paquistão (de maioria mulçumana) se tornou um país autônomo em 14 de agosto de 1947. As tensões entre essas duas nações persistem, sendo, atualmente, a disputa pelo domínio da Caxemira o principal motivo. Os conflitos internos entre mulçumanos xiitas e sunitas agravam ainda mais a violência no país.

O Paquistão é altamente militarizado, possuindo, inclusive, armas nucleares. O país se envolveu em tensões políticas com os Estados Unidos por abrigar integrantes da milícia Taliban, perseguidos no Afeganistão.

Esse histórico de guerras influencia na economia nacional, que até 1947 era de pouca expressividade. Entretanto, o Paquistão tem apresentado um rápido crescimento econômico, com significativos aumentos no Produto Interno Bruto (PIB). O setor de serviços é o principal responsável pela captação de recursos financeiros; a agricultura é outro elemento essencial, visto que ela emprega mais de 50% da força de trabalho do país. Investimentos estrangeiros têm fortalecido os setores de telecomunicações, têxtil, construção naval, indústria bélica, produção de automóveis, entre outros.

Untitled-1
doe

NÓS ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ.

Faça parte do que Deus está fazendo as nações, envie sua mensagem e estaremos entrando em contato para melhor atendê-lo.

Enviar Mensagemclear