Sertão Seridó / RN

Seridó é uma região interestadual localizada no sertão da Região Nordeste do Brasil. Oriunda da antiga região da “Ribeira do Seridó”, abrange vários municípios dos estados do Rio Grande do Norte e da ParaíbaBGE, sendo oficialmente dividida pelo IBGE em Seridó Ocidental Potiguar e Seridó Oriental Potiguar, Seridó Ocidental Paraíbano e Seridó Oriental Paraíbano. No entanto, outros municípios costumam se identificar como “Seridó” ou seridoense, o que agrega um total de 54 municípios, sendo 28 potiguares e 26 paraíbanos, o que levou a uma subclassificação realizada pelo Ministério da Integração Nacional. O Seridó potiguar ainda apresenta a melhor qualidade de vida do interior nordestino devido à histórica liderança política e econômica.

Há divergências quanto à origem do topônimo Seridó, segundo o folclorista e historiador Luís da Câmara Cascudo, vem do linguajar dos tapuias transcrito como “ceri-toh” e que quer dizer “pouca folhagem e pouca sombra”, em referência as características da região. No entanto, existe o fato de que os colonizadores eram cristãos-novos, descendentes de judeus, os termos “sarid” e “serid”, seriam oriundos do hebraico, que significaria “sobrevivente” ou “o que escapou”. Ou ainda “she’erit” no sentido de “refúgio Dele” ou “refúgio de Deus”.

.

banner
doe

NÓS ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ.

Faça parte do que Deus está fazendo as nações, envie sua mensagem e estaremos entrando em contato para melhor atendê-lo.

Enviar Mensagemclear